(41) 3319-4919 (41) 99683-9711 Atendimento de Segunda à Sexta das 08:00 às 18:00

Principais tipos de ultrassonografia e quais suas funções

A ultrassonografia, ou ecografia, é um exame de imagem que serve para diagnóstico de diversas patologias, pois consegue visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido corporal, facilitando e auxiliando no diagnóstico de doenças que causam dor ou até mesmo acompanhar o crescimento de um bebê na gestação, por exemplo. É um procedimento simples, indolor, sem emissão de radiação e que acontece rapidamente.

Para que serve a ultrassonografia?

A ultrassonografia, através das imagens nítidas do corpo, possui inúmeras possibilidades de uso. Ela permite desde um diagnóstico de doenças, o acompanhamento de gravidez, até avaliação do estado dos órgãos internos. Além disso, é viável, por meio dela, a visualização dos vasos sanguíneos (avaliando se estreitou ou não, por exemplo), lesões musculares, se há ou não a formação de cálculos renais e ainda investigar dores abdominais.

Quais são os tipos?

Por possuir vários benefícios e ser versátil para o diagnóstico médico, a ultrassonografia possui alguns tipos, como: 

  •     Ultrassom abdominal: indica-se esta opção para investigação ou análise do abdome. Indica-se este ultrassom, principalmente, para analisar os rins e o fígado.
  •     Ultrassom morfológico é um tipo de ultrassom especial, pois é caracterizado por ser um exame feito na gravidez, por mulheres que estão entre 20 e 24 semanas, com o objetivo de visualizar o desenvolvimento do feto, se apresenta alguma síndrome ou doença, por exemplo. 
  •     O pélvico é um dos tipos mais conhecidos, pois serve para acompanhar a saúde do embrião na gestação, além de servir também para examinar o útero, os ovários, a bexiga e até a próstata, pois com esse tipo de exame é possível diagnosticar problemas menstruais, cistos ovarianos, miomas uterinos, câncer de ovário ou no útero e muito mais. 
  •     Ultrassom da mama tem como principal objetivo observar como se encontra a saúde da mama do paciente. Com ele é possível identificar e confirmar a existência de nódulos, investigar dores nas mamas e até mesmo avaliar os ductos mamários. 
  •     Ultrassom da tireoide é outro tipo de ultrassom muito usado para analisar a glândula tireoidiana, analisar dores e anomalias presentes na região.
  •     Ultrassom obstétrico é um exame de rotina na vida das mulheres gestantes, pois é com ele que os pais conseguem ouvir o coração do bebê, acompanhar seu crescimento ou prever algum contratempo!

Como são feitos os ultrassons?

Geralmente, quem realiza o exame de ultrassonografia é um profissional técnico em radiologia ou o próprio médico. Ele é feito posicionando um aparelho (transdutor) na região a ser analisada, emitindo ondas ultrassônicas que reproduzem a imagem dos órgãos internos.

Na maioria das vezes não é preciso uma preparação específica, contudo, o médico ou assistente responsável instruirá melhor sobre todos os detalhes.

Sabe onde fazer a sua ultrassonografia? A CEDO – Imagem por diagnóstico pode te ajudar. Somos referência, desde 2016, em atendimento humanizado e imagens de qualidade, rapidez e eficiência. Realizamos todo tipo de ultrassonografia, mamografia digital e muito mais, tudo com qualidade e responsabilidade. Saiba mais entrando em contato.

Leave a Reply

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá. Clique aqui para agendar seus exames online!