(41) 3319-4919 (41) 99683-9711 Atendimento de Segunda à Sexta das 08:00 às 18:00

Exame de mamografia: sua importância e por que fazê-lo periodicamente

A mamografia é um exame de imagem que funciona como um raio-x das mamas. É um processo relativamente simples, que auxilia na detecção precoce do câncer de mama, já que com esse exame é possível identificar nódulos, possíveis sinais de tumores, lesões, etc, coisas que não são tão fáceis de identificar com um simples toque, por exemplo.

Entenda melhor para que serve e a sua importância a seguir. 

Para que serve o exame de mamografia e por que fazê-lo periodicamente? 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente, sendo mais comum entre as mulheres. Pesquisas apontam que a taxa de mortalidade, por conta da frequência do exame de mamografia, caiu, aproximadamente, 20%. Isso porque quando o câncer de mama é descoberto cedo, as chances de cura e, como consequência, as chances de viver são bem maiores.

Por isso, o exame de mamografia é um dos mais recomendados para prevenir esse tipo de câncer. Realizar o exame de forma rotineira não te isenta de ter a doença, mas, te possibilita descobrir cedo e tratar adequadamente.

É um exame e tema tão relevante que há campanhas voltadas para a causa, como é o caso do Outubro Rosa. A campanha reforça a importância do autoexame e da visita regular ao médico, para que seja pedido a mamografia e/ou ultrassonografia da mama.

Quando fazer o exame de mamografia

Os médicos e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomendam fazer o exame de mamografia pelo menos uma vez por ano, a partir dos 40 anos, em mulheres que não apresentam fatores de risco, isto é, não há casos na família em grau próximo. 

Apesar de alguns casos específicos, como quando a paciente tem histórico familiar, não existe uma idade mínima para realizar a mamografia.

Quem precisa fazer exame de mamografia

O exame, geralmente, é feito em mulheres porque os dados mostram que o risco e o aparecimento do câncer de mama é maior nas pessoas do sexo feminino. Mas, caso homens sintam alguma modificação na mama, é sempre recomendado procurar um médico para que seja investigado de perto por um especialista.

Como é feita a mamografia? Dói?

Através de um mamógrafo, um aparelho como se fosse um raio-x, formado por duas placas que vão pressionar as mamas – tanto na horizontal como na vertical – durante um curto espaço de tempo. 

Apesar de parecer doloroso, na maioria das vezes, é indolor. No entanto, pode causar algum desconforto e até pequenas dores durante esse período de compressão mamária, mas, tudo de maneira tolerável.    

Assim, doer ou não acaba sendo variável, pois depende muito da sensibilidade da cada um. No entanto, é possível afirmar que o incômodo pode ser considerado mínimo quando se compara os benefícios do exame, principalmente se a mulher tem casos de câncer de mama na família.

Há contraindicações? Se sim, quais são?

O exame de mamografia é um tipo de radiografia, pois faz uso do raio-x. Por isso, é recomendado que se faça o exame só na época indicada, para não submeter mulheres jovens a essa exposição de raio-x, pois elas têm mamas muito mais densas, que exigem uma quantidade de radiação maior para que as imagens sejam nítidas o suficiente para a identificação de algum nódulo e/ou modificações na mama. 

O exame de mamografia é importante, precisa ser feito regularmente e a CEDO – Imagem por diagnóstico pode te ajudar. Somos referência, desde 2016, em atendimento humanizado e imagens de qualidade, realizando mamografia digital e ultrassonografia, com qualidade e responsabilidade. Entre em contato para saber mais.

 

Leave a Reply

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá. Clique aqui para agendar seus exames online!