(41) 3319-4919 (41) 99683-9711 Atendimento de Segunda à Sexta das 08:00 às 18:00

Conheça alguns exames preventivos essenciais para homens

Embora a prática de fazer exames preventivos seja essencial para alcançar uma cura mais rapidamente, esse hábito pertence, em sua grande maioria, às mulheres. Os homens, contudo, ainda possuem certa resistência com relação a esses cuidados.

Entretanto, essa cultura precisa ser revertida, pois além de conseguir a cura, também é possível identificar uma possível tendência ou predisposição para alguns problemas como hipertensão e diabetes. 

Por esse motivo, indica-se realizar um check-up com frequência, pelo menos anualmente, para verificar se há alguma alteração significativa, ou até mesmo iniciar o tratamento antes que o problema se manifeste e se torne mais grave. Principalmente se o homem é fumante, obeso, sedentário ou tem antecedentes familiares, é preciso iniciar uma rotina de exames a partir dos 30 anos.

Algumas iniciativas, como a Campanha Novembro Azul, surgiram com a finalidade de alertar os homens e conscientizá-los a respeito dos cuidados com a saúde masculina. 

Portanto, no blog de hoje falaremos sobre uma série de exames preventivos   indispensáveis para a saúde masculina. Confira:

Lista de exames preventivos indispensáveis para os homens

1. Exame de próstata

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil. Nesse tipo de exame é avaliado se existe a presença de alterações na glândula, através do exame de toque retal ou da análise sanguínea do PSA.

2. Hemograma completo

Esse exame faz uma avaliação das células sanguíneas, da série branca e vermelha. Além disso, também realiza a contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos.

3. Eletrocardiograma

Exame que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos para identificar possíveis alterações que possam indicar problemas como por exemplo, arritmias; doença arterial coronariana; insuficiência cardíaca; entre outras.

4. Colonoscopia

É um exame que captura imagens em tempo real do intestino grosso, do reto e de parte do íleo. Além disso, ele permite detectar problemas como pólipos, câncer e várias doenças inflamatórias intestinais.

5. Índice de Massa Corporal

O sobrepeso e a obesidade podem gerar inúmeras complicações à saúde, como falta de ar e dores no corpo. Desse modo, o exame de índice de massa corporal, o IMC, é um importante aliado para avaliar o peso corporal e ajudar no tratamento e prevenção da obesidade, além de doenças associadas.

6. Detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são, em suma, infecções transmitidas por contato sexual, causadas por vários tipos de agentes, como bactérias, vírus ou parasitas. Por exemplo: Clamídia; Gonorreia; HPV – Verrugas genitais; Herpes genital; Tricomoníase; Sífilis; e AIDS.

7. Exames oftalmológicos

Realizar exames preventivos oftalmológicos é fundamental para se proteger de doenças que podem causar sérios danos na visão, isto é, conseguem detectar problemas como glaucoma, hipermetropia, miopia, astigmatismo, catarata, retinopatia diabética, etc. 

Angiofluoresceinografia, mapeamento de retina, ultrassonografia ocular e tomografia de coerência óptica de papila são alguns dos exames oftalmológicos necessários. 

8. Teste de função pulmonar

Prova de Função Pulmonar Completa (ou Espirometria) é o teste ou prova da função respiratória ou pulmonar, uma avaliação completa do sistema respiratório, incluindo a história do paciente, exames físicos, exames de raio-X, análise da gasometria arterial e testes da função pulmonar. É feito com um aparelho chamado espirômetro.

9. Teste de hepatites

A hepatite é um tipo de inflamação do fígado que pode ser causada por diversos vírus e bactérias. Também pode se manifestar pelo consumo excessivo de alguns tipos de medicamentos, drogas e bebidas alcoólicas. O diagnóstico das hepatites B e C, por exemplo, pode ser feito através de testes rápidos ou de exames de sangue específicos.

10. Exames de urina e fezes

Por fim, o exame EAS (exame de urina) avalia o sistema urinário e renal, ou seja, identifica infecções urinárias e problemas nos rins. Já o exame parasitológico de fezes é um teste laboratorial que pode realizar não apenas análises microscópicas e macroscópicas, como também identificar parasitas responsáveis por alterações gastrointestinais. 

Quer realizar seus exames com uma equipe médica qualificada e com aparelhos de alta tecnologia que garantem um resultado preciso? Fale conosco. A CEDO Imagem atua no mercado de diagnóstico por imagem desde 2016 e é uma das maiores referências em atendimento humanizado, eficiência, rapidez e qualidade. 

Leave a Reply

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá. Clique aqui para agendar seus exames online!