(41) 3319-4919 (41) 99683-9711 Atendimento de Segunda à Sexta das 08:00 às 18:00

A importância de fazer exames periódicos

O nosso corpo funciona como uma máquina ou um carro, por exemplo, e carros precisam de revisões periodicamente para que não quebre enquanto está circulando por aí, ou pior: dê perda total. Essas revisões acontecem para checar como estão os filtros de água, óleo,  velas, freios e várias outras coisas que compõem e ajudam no funcionamento adequado do automóvel. O mesmo acontece com o corpo humano: ele precisa de “revisões” para que continue funcionando perfeitamente. Mas, o que são essas revisões? São os famosos check-ups. Os exames periódicos são fundamentais, pois atuam de forma preventiva, sendo uma das melhores formas de cuidar da saúde.

O que é um check-up e qual a sua importância 

O check-up é uma bateria de exames preventivos feitos para analisar o nosso corpo, identificando o que está de acordo e no que precisamos melhorar. Através dele é possível verificar como a pessoa está por dentro e fornecer informações necessárias para o médico dar um diagnóstico preciso, podendo iniciar um tratamento ou direcionar para um especialista da área afetada. 

O motivo principal de manter os exames periódicos em dia é justamente focar na prevenção de doenças ou diagnosticá-las de forma precoce. Além dos diversos estudos em saúde, especialistas apontam que quanto mais cedo detectar uma alteração maiores são as chances de uma recuperação rápida e mais sadia.

Check-up e a vida adulta

É extremamente comum ver pessoas adiando consultas e exames de rotina, seja por receio de descobrir algo ou por conta da correria do dia a dia. No entanto, essa prática deve ser mudada rapidamente, pois muitas coisas podem ser evitadas ou prevenidas por conta do check-up.

Com o check-up você consegue analisar as imagens de órgãos internos, ossos, índices glicêmicos, pressão arterial, quantidade de oxigênio no sangue, batimentos cardíacos, hormônios e muito mais, dependendo da requisição e do pedido do seu médico.

Por isso é tão significativo realizá-lo, pelo menos, uma vez por ano. Caso seu índice glicêmico esteja alto, por exemplo, o médico vai observar essa alteração e recomendar medidas para diminuir esse número.

O mesmo pode acontecer com uma alteração na pressão arterial e/ou nos batimentos cardíacos. Nesses casos é provável que o médico encaminhe para um especialista em cardiologia, que irá realizar o tratamento mais adequado para o caso.

Se houver na sua família alguém com doenças cardíacas, problemas na glândula tireoide, hipertensão ou diabetes, dê ainda mais importância para o check-up, pois há precedentes. Só será possível acompanhar a probabilidade de ter ou não qualquer problema se realizar alguns exames.

Quais exames posso fazer de maneira preventiva?

Fazer exames periódicos de maneira preventiva é, sem dúvidas, a melhor saída para manter a saúde sob controle. Um check-up pode variar de acordo com o que é solicitado pelo seu médico, mas, de maneira geral, contém:

  • colesterol e triglicerídeos – neste exame será verificado o nível de gordura no sangue, sendo ideal para identificar doenças nos vasos ou cardíacas;
  • verificação da pressão arterial – neste exame é possível identificar casos de hipo ou hipertensão;
  • eletrocardiograma – indicado para identificar problemas no coração, como arritmia e até suspeitas de infarto do miocárdio;
  • hemograma – é um dos mais comuns, sendo realizado por meio da coleta de amostras sanguíneas, com o intuito de identificar anomalias que possam ser detectadas pelo sangue.

Alguns outros exames periódicos são tão importantes quanto esses, mas não contemplam todas as pessoas, pois são específicos para cada rotina: feminina e masculina. Por exemplo: a mamografia, que as mulheres são as mais adeptas,  tem como objetivo prevenir contra o câncer de mama.

Já o exame de próstata, realizado somente nos homens, tem o intuito de prevenir contra o câncer de próstata.

A CEDO Imagem é referência em atendimento humanizado e imagens de qualidade, rapidez e eficiência. Então, para realizar o seu check-up, conte com a gente. Entre em contato conosco e saiba mais.

Leave a Reply

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá. Clique aqui para agendar seus exames online!